A Coorgânica iniciou em 2019 o processo para formação de seu SPG, que é uma forma de garantir a qualidade da produção orgânica a partir da organização dos agricultores/as e do fortalecimento das relações sociais em suas comunidades rurais em articulação com as comunidades urbanas. São sistemas que dependem da participação ativa das pessoas envolvidas na avaliação da produção orgânica ante as normas técnicas brasileiras.
Os SPGs são sistemas baseados na confiança, na articulação em rede, na troca de conhecimentos, no controle social e no apoio mútuo entre os/as agentes da produção e outros membros da sociedade envolvidos na produção, certificação e comercialização de produtos orgânicos.
Um SPG não é apenas um processo de certificação da produção orgânica, mas também uma forma de apoiar a troca de conhecimentos sobre a produção orgânica, realizada em dinâmicas que promovem assistência técnica e extensão rural (ATER), realizadas pelos próprios agricultores e entidades como Emater, Prefeituras através de suas Secretarias Municipais e consumidores que os apoiam. Esse processo ajuda na conversão das unidades de produção e no acesso a mercados justos, que reconhecem o valor do esforço dos/das agricultores/as e a qualidade dos produtos, com a garantia do Selo de Orgânico do Brasil.